• Deslock

Criatividade em tempos de crise - 7 dicas que ajudarão você a mudar o foco!

Toda crise desestabiliza, gera ansiedade e insegurança, o que torna particularmente importante a decisão de desenvolvermos boas atitudes mentais, principalmente, a criatividade.

A criatividade é o antídoto para uma resposta doentia a uma crise. A criatividade é colaborativa, cria confiança, incentiva o otimismo e promove um senso de propósito comum. Nossos melhores momentos acontecem enquanto enfrentamos desafios comuns e nos esforçamos juntos para resolvê-los.

Os momentos de crise de um país ou de uma pessoa sempre significam uma mudança, uma evolução, quando o ser humano está em seu estado mais crítico e tem que tomar uma decisão de se reinventar. É aí que a nossa mente criativa é ativada, porque nossas conexões cerebrais aumentam como resultado de um processo acelerado de novas informações, contribuindo para a geração de novas ideias e para criar diferentes soluções para um problema. Inclusive, as grandes invenções, descobertas e obras mais incríveis foram criadas nesse contexto, porque algum problema crítico precisava ser resolvido ou melhorado, sendo assim, uma boa ideia precisava ser criada para resolvê-lo.

Portanto, a crise é a oportunidade para uma pessoa se desenvolver, dar um passo além do que pensava ser possível. Quando estamos nessa situação, a criatividade é o que nos permite nos adaptar melhor às mudanças. São momentos para brilhar, conectando, colaborando e trabalhando para mudar as coisas para melhor.

Em resumo, posso dizer que em tempos de crise o melhor aliado é a criatividade. Portanto, preparei algumas dicas pra você potencializar a sua capacidade criativa nesse momento delicado:

Evite os amplificadores de pânico – Informe-se nas fontes oficiais e confiáveis. Resista ao impulso de compartilhar cada link e cada noticia que receber.

Conecte-se com outras pessoas - Conectar-se à família e amigos por meio de chamadas por vídeo e mensagens. Marque reuniões online com colegas criativos e contribua como voluntário com ideias que possam ajudar.

Preencha seu ambiente com distrações saudáveis - Bons livros, jogos, podcasts interessantes, brincadeiras e desafios divertidos com a família.

Encontre algo que estimule sua mente criativa e distraia sua vontade de verificar as notificações e más notícias a cada minuto - Que tal fazer cursos online ou assistir aulas de dança no Youtube?

Crie algo - seja uma pintura, uma torta ou um podcast – isso pode ajudar você e outras pessoas a encontrar o equilíbrio e entender melhor esse mundo que muda o tempo todo. Não importa o que você faz, o ato de criação traz satisfação, tranquilidade, alegria e uma sensação de orgulho que te ajudará a esquecer os males do mundo, pelo menos por um tempo.

Tire tempo para praticar o Mindfulness, ou Atenção Plena - Estudos mostram que tais técnicas contribuem para fortalecer o seu sistema imunológico, o que é bem importante nesse momento, além de trazer maior tranquilidade emocional para combater a depressão.

Liberte-se de qualquer preocupação de trabalho por alguns minutos do seu dia - Você pode tirar um tempo pra você anotar seus pensamentos interessantes e as boas ideias que vierem à sua mente. Quem sabe tirar aquele projeto da gaveta e estudar novas maneiras de viabilizá-lo. Se as suas aulas foram canceladas por um tempo, ou se fará trabalhos home office, aproveite seu tempo para aprender. Faça cursos online, leia livros, assista a documentários, adote um mindset de crescimento. E lembre-se, um momento de desconexão também é importante e permite que você se restabeleça e estimule a sua criatividade.

Enfim, construir boas atitudes mentais exige decisão e treinamento - Desligar o telefone, dar um passeio ao ar livre em lugares sem aglomeração, meditar; são atitudes positivas que contribuirão para fortalecer a sua saúde mental e te tornar mais saudável.

Lembre-se, ao fortalecer a sua mente, você não só diminui as chances de complicações diante de infecções, como poderá também tomar decisões mais inteligentes, acertadas, criar hábitos mais saudáveis e, finalmente, cuidar melhor daqueles que você ama.


Helena Santos Levorato

Cofundadora da Deslock - Performance Criativa (Neurociência Corporativa, Design Thinking, Life Design e Análise Perfil)


203 visualizações